CHANEL 
Fundadora: Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971)
Quando: 1910
Onde: Paris, França
Designer atual: Karl Lagerfeld
História: Gabrielle Chanel entrou no ramo da moda como
chapeleira, mas foram as roupas que consagraram seu nome. Conhecida por
seu estilo despojado e independente, libertou as mulheres das roupas
apertadas com saias longas e popularizou os clássicos vestido pretinho e
sapatos bicolores. Entre suas criações estão as calças de marinheiro, o
vestido chemisier e a fragrância Chanel nº 5. Quando morreu, sua maison
perdeu o rumo, mas recuperou-se com a mão firme de Karl Lagerfeld em
1983. Talentoso, Karl foi descoberto cedo, aos 17 anos. Em um concurso,
seu modelo venceu e foi produzido por Pierre Balmain, que contratou o
jovem como seu assistente. Trabalhou para Jean
Patou,
Fendi, Chloé e tem sua própria marca. Nos últimos anos, Karl se
aventurou como ilustrador, fotógrafo e figurinista, e possui uma
livraria e uma editora de livros. Recentemente, perdeu 47 kg em uma
dieta, que descreve no livro The 3D Diet (sem título em português), que
foi um sucesso de vendas. Hoje, comanda as linhas de alta costura e
prêt-à-porter da Chanel, e mantém a marca como referencial de elegância e
bom gosto para mulheres de todas as idades.

BALENCIAGA
Fundador: Cristóbal Balenciaga (1895-1972)
Quando: 1919
Onde: San Sébastian, Espanha
Designer atual: Nicolas Ghesquière
História:
Cristóbal Balenciaga nasceu em 1895 na região Basca espanhola.
Descoberto aos 12 anos, desenhou um vestido para uma marquesa, e foi
convidado para ser aprendiz de alfaiate em Madri. Aos 20 e poucos, já
tinha sua casa de alta-costura. Aos 52, mesmo tendo clientela fiel em
Madri, muda-se para Paris. Lá, apresentou sua primeira grande coleção,
muito bem recebida. Atraiu celebridades e damas da sociedade, que
corriam para o nº 10 da Avenida George V em busca do corte e acabamento
perfeitos do estilista. Habilidoso, desenhava, cortava e costurava com
perfeição as peças com o ar dramático que definiu seu estilo. Criou
modelo
s
de festa incríveis, abrigos de chuva impermeáveis e uma variedade
infinita de vestidos, boleros, e outras peças. O auge veio nos anos 50 e
no final da década lança sua versão do terninho feminino, com paletó
curto e saia de cintura alta. Encerrou a carreira em 1968, após criar
uniformes para a empresa aérea Air France e lançar uma última coleção.
Aposenta-se e volta à Espanha, depois de mais de 30 anos de sucesso e
inovação na moda. Uma cliente, a Condessa Mona Bismark, chegou a se
trancar em casa por três dias de tanto desgosto ao saber da
aposentadoria do arquiteto da moda. Balenciaga morre em 1972 e seu nome
só reaparece em 1978, na aquisição da marca por um grupo financeiro. Em
1995, o estilista Nicolas Ghesquière chegou para cuidar dos acessórios
da marca e seu talento o levou à direção da criação, dois anos depois.
Em 2001, Ghesquière comprou a Balenciaga em parceria com o grupo Gucci, e
a dirige com pulso firme, revivendo o prestígio e respeito que a casa
teve em seus anos dourados.
DIOR
Fundador: Christian Dior (1905-1957)
Quando: 1947
Onde: Paris, França
Designer atual: John Galliano
História: Christian Dior nasce em 1905, em berço de ouro. Logo cedo, o francês se interessou
por desenho, mas por influência do pai resolveu estudar Ciências
Sociais. No meio do caminho, abriu uma galeria de arte com amigos e
exibiu obras de artistas como Jean Cocteau e Dufy. A crise de 1929
afetou os negócios e Dior adoeceu. Para pagar as contas, publicou
croquis na seção de alta-costura de um jornal e desenhou peças para
maisons parisienses. Virou assistente de Robert Piguet, e logo depois,
de Lucien Lelong. Em 1946, já famoso, abre seu ateliê na Avenida
Montaigne, onde a casa Dior fica até hoje. Sua primeira coleção, de
1947, foi a maior sensação de Paris. Ao ver os modelitos, a editora de
moda Carmel Snow se surpreendeu e exclamou: “It’s a new look!” (É um
novo visual!) e assim batizou a silhueta que ditou a moda feminina da
época. As coleções impecáveis de Dior viraram sinônimo de elegância e
sofisticação com saias e vestidos que ficavam a exatos 40 centímetros do
chão, seguindo a regra criada pelo estilista. Tinha clientes fiéis e
famosas, como a princesa Grace Kelly de Mônaco e a atriz Marlene
Dietrich. A casa cresceu, com perfumes, jóias, luvas, lenços e lingeries
e com mais lojas pelo mundo. Dior falece em 1957, e sua marca fica aos
cuidados de se
u
jovem assistente, Yves Saint Laurent, até 1962. Em seguida vieram Marc
Bohan, Gianfranco Ferré até que em 1997, chega à direção o irrevente
estilista John Galliano. Ele mescla a herança tradicional de Dior com
inspirações orientais, indígenas, figurinos de óperas e tudo o que lhe
chama a atenção. Em 2007 a Dior fez uma comemoração dupla, dos 60 anos
da casa e 10 anos de Galliano à frente da marca. Com seu jeito
audacioso, olhar apurado e muito glamour, ele conseguiu manter a marca
Christian Dior como uma das mais respeitadas da alta-costura e a mantém
atual para vestir a mulher do século XXI com a mesma sofisticação do
tempo das vovós. Apesar de também manter uma linha masculina, as linhas
femininas e os acessórios da Dior ainda são o carro-chefe da casa.
Fotos: Barry Wetcher (Anne Hathaway) e Divulgação (desfile e Keira Knightley)
PRADA
Fundador: Mario e Martino Prada (Fratelli Prada)
Quando: 1913
Onde: Milão, Itália
Designer: Miuccia Prada
História:
Uma das marcas mais conhecidas e copiadas, Prada existe há quase 100
anos. No início, a Fratelli Prada, vendia malotes e baús em couro para
viagens. Mario Prada, um dos irmãos, não queria mulheres em seu negócio,
mas após sua morte, o filho Luigi não quis a empresa, que ficou nas
mãos de mulheres da família até ser herdado pela neta Miuccia Prada, em
1978. Miuccia não era da moda, tinha um passado bem diferente dos
estilistas mais famosos. Estudou mímica, é Ph.D em Ciências Políticas,
foi membro do Partido Comunista e militante feminista. Mas ao assumir o
negócio, junto ao marido Patrizio Bertelli, transformou a Prada. Em 1985
fez uma linha de bolsas básicas e práticas em nylon preto que muitas
celebridades usaram, o que alavancou a venda das bolsas. A primeira
coleção de prêt-à-porter veio na temporada de outono/inverno de 1989.
Foi aclamada pela mídia, graças às suas linhas simples e elegantes que
em nada lembravam a sensualidade exagerada desfilada pelas outras marcas
italianas. Em 1992, veio a Miu Miu, segunda linha da Prada que foi
batizada com o apelido
de
Miuccia, para mulheres mais jovens e descoladas com preços mais
acessíveis. Atualmente, Prada e Miu Miu participam da semana de moda de
Milão e fazem parte de um império poderoso, que conta com marcas como
Jil Sander e Helmut Lang em seu portfólio. A Prada tem lojas no mundo
todo e todas foram encomendadas a arquitetos inovadores que criaram
espaços incríveis que ajudaram a consagrar a marca como referência de
estilo e bom gosto.Fotos: Carlos Cubi (óculos) e Sergio Saraiba (tênis)
LOUIS VUITTON
Fundador: Louis Vuitton
Quando: 1854
Onde: Paris, França
Designer: Marc Jacobs
História:
Se Louis Vuitton estivesse vivo hoje, teria mais de 150 anos de vida! O
fabricante de malas francês abriu sua primeira loja em 1854, onde
vendia baús e malotes em couro. Trabalhou para a nobreza francesa, que
ajudou a estabelecer seu nome no ramo, mas o monograma que identifica a
marca foi criado apenas em 1896, assim como a estampa quadriculada da
marca. A partir dos anos 1930 produziram bolsas femininas e abriram mais
lojas pelo mundo. Nos anos 1970 a Louis Vuitton já tinha unidades até
no Japão e faturava milhões por ano. A próxima década trouxe mais lojas
na Ásia e um investimento audacioso; a fusão com as empresas de bebidas
Möet et Chandon e a Hennessy, que deu origem ao maior conglomerado de
marcas de luxos que o mundo já viu. Nos anos 1990, a marca já tinha mais
de 130 lojas e resolveu investir em novos ares: livros de viagem e
canetas. Em 1998, Marc Jacobs foi contratado como diretor artístico e
desenvolveu uma linha de roupas femininas e uma masculina para a Louis
Vuitton. Marc também criou uma linha de jóias e relógios. Nos últimos
anos, ele tem investido na parceria com outros estilistas para criar
versões inusitadas e coloridas do monograma criado há mais de 100 anos
pelo filho de Louis Vuitton. Jacobs conseguiu renovar a cara das bolsas,
mantendo os modelos mais tradicionais e a fidelidade das fãs da marca.
Ao mesmo tempo, cuida de suas duas marcas próprias: Marc Jacobs e Marc
by Marc Jacobs, que participam da semana de moda de Nova York. Apesar da
linha de produtos variada da Louis Vuitton, as bolsas ainda são o prato
principal da marca e são muito procuradas e falsificadas pelo mundo.
LANVIN
Fundadora: Jeanne Lanvin (1867 - 1946) Quando: 1890 Onde: Paris, França
Designer: Alber Elbaz
História:
Assim como Chanel, Lanvin iniciou a carreira na chapelaria. Também foi
aprendiz de costureira e logo se voltou para os vestidos. Em 1909 entrou
para a Câmara de Alta Costura parisiense. Criou roupas infantis para
sua irmãzinha e para sua filha, que foram encomendadas por várias mães
que queriam se vestir combinando com as filhas. Os vestidos eram seu
ponto forte, com modelos românticos e de estilo oriental, que eram
facilmente reconhecidos por seus bordados diferenciados e acabamento
impecável. Seu tom preferido, um azul forte, foi tão utilizado em suas
coleções que foi batizado de “azul Lanvin”. Lanvin era uma mulher
empreendedora; expandiu sua marca em diversos departamentos em pouco
tempo. Havia os departamentos infantil, juvenil e adulto femininos, a
Lanvin Parfums, Lanvin Decorations, Lanvin Sports, com lojas separadas
por setor. Havia também uma linha de lingerie, uma de peles e uma
camisaria. Após sua morte, a empresa e a direção de criação passaram
para as mãos de sua filha, Marie-Blanche de Polignac, mas muitos outros
estilistas passaram pela marca. Em 1989 foi criado o prêt-à-porter
masculino, paralelo aos departamentos femininos. Em 1996 o brasileiro
Ocimar Versolato passou pela direção da linha feminina, por três
coleções. Hoje em dia, o estilista Alber Elbaz está à frente da criação
das linhas femininas que imprimem o nome e o glamour dos vestidos
idealizados por Jeanne Lanvin.Foto: Rafael Campos
YVES SAINT LAURENT
Fundador: Yves Henri Donat Mathieu Saint Laurent Quando: 1962 Onde: Paris, França
Designer: Stefano Pilati
História:
Ao contrário do que se pensa, Yves Saint Laurent nasceu na Algéria, e
não na França. Começou a trabalhar cedo, aos 17, já em Paris. Publicou
alguns desenhos na Vogue francesa e participou de um concurso (o mesmo
onde Karl Lagerfeld foi descoberto) e seu vestido vencedor chamou a
atenção de Christian Dior, que o convidou para ser seu assistente.
Quando Dior morreu, em 1957, Saint Laurent o substituiu na direção da
casa, mas por pouco tempo. Em 1960 foi convocado para servir ao exército
na Argélia e forçado a passar a batuta da Dior para Marc Bohan. Ao
voltar, abriu sua própria maison e fez seu primeiro desfile em janeiro
de 1962, iniciando uma era de elegância, sofisticação e inovação no
vestir feminino. Um de seus maiores sucessos de vendas foi o tubinho
Mondriand, estampado com uma tela do pintor holandês de mesmo nome, que
virou um ícone da moda. Abriu em 1966 a boutique YSL Rive Gauche em
Paris, quebrando um tabu, ao ser o primeiro estilista de alta-costura a
abrir uma loja de prêt-à-porter. Nesta mesma época, criou o smoking
feminino, que chocou o mundo todo nos anos 1960. Naquele tempo, mulheres
que vestiam calças eram discriminadas e às vezes até proibidas de
entrar em alguns lugares. O smoking e seu terninho feminino d
eram
poder às mulheres da época, revolucionando a maneira como se vestiam.
Muitos países, culturas e etnias inspiraram suas coleções, que passaram a
ser divididas em feminina e masculina a partir de 1971. As peças
masculinas foram bem recebidas e Yves foi o garoto-propaganda da
primeira campanha, posando nu para o fotógrafo Jeanloup Sieff. Desenhou
cenários e figurinos para o teatro, criou fragrâncias e desenhou
uniformes para a Copa do Mundo de futebol de 1998. No ano seguinte,
vendeu suas marcas para o grupo Gucci, mas se manteve na direção da
linha de alta-costura, enquanto Tom Ford foi escolhido pelo grupo para
cuidar da YSL Rive Gauche. Desgostoso com os rumos do mercado e de sua
marca, despede-se das passarelas em 2002 com um desfile emocionante, que
apresentou todas as suas maiores criações e contou com a participação
da musa e amiga Catherine Deneuve, atriz francesa. Saint Laurent faleceu
no início de 2008 após anos lutando contra o câncer, em sua casa
parisiense. Atualmente, a marca não conta mais com a linha de
alta-costura. O estilista italiano Stefano Pilati coordena as linhas
prêt-à-porter feminina e masculina. Fotos: Arquivo pessoal e Sergio Giannotti (perfume)
GUCCI
Fundador: Guccio Gucci (1881 - 1953)
Quando: 1921
Onde: Florença, Itália 
Designer: Frida Giannini
História:
Guccio Gucci abre uma empresa de artigos de couro e malas em 1921 em
Florença, na Itália. Ele se estabelece produzindo malas, baús, luvas,
sapatos e cintos em couro com temas equestres. Nos anos 1940, o regime
fascista na Itália dificultou a compra de materiais, e Gucci resolveu
usar materiais alternativos, como o bambu, para continuar produzindo
suas bolsas. A faixa verde e vermelha que é a marca registrada da Gucci
apareceu com força por volta de 19
51,
inspirada em uma sela de cavalo. Na mesma época, lojas foram abertas em
Milão e Nova York, o que foi o começo da globalização da Gucci. Guccio
morre em 1953 e seus filhos tomam conta do negócio. Na década de 1960,
surge o logotipo com o “G” duplo e famosas como Jackie O, Grace Kelly e
Liz Taylor ajudam a popularizar a marca, desfilando bolsas e echarpes
Gucci. Nos anos 1980, a marca chega à Ásia e é comprada por um grupo de
investidores. Foi relançada mundialmente com novos produtos e um ar
renovado, com Tom Ford como estilista. Nos últimos anos, a direção de
criação passou para a jovem estilista italiana Frida Giannini. Ela foi
responsável pela linha de bolsas da Fendi por algumas temporadas e
chegou à Gucci há seis anos, onde reinterpretou ícones tradicionais da
marca, como as imagens equestres e os antigos florais, incorporando os
temas a materiais e formas mais modernas.
Fotos: Divulgação e Rogerio Alonso (bolsa)
BURBERRY PRORSUM
Fundador: Thomas Burberry
Quando: 1856 Onde: Basingstoke, Inglaterra Designer: Christopher Bailey
História:
Tudo começou em 1856 quando Thomas Burberry, então com 21 anos,
resolveu abrir uma loja de roupas. Aprendiz de tecelão, se preocupava
muito com a qualidade de suas peças, que ganharam a confiança dos
ingleses e transformaram sua loja em um grande empório em menos de 20
anos. A inovação veio com a criação de um tecido impermeável, respirável
e super resistente para dias de chuva, criado em 1880, o gabardine. Os
casacos feitos com este tecido foram um sucesso de vendas, até o
exército b
ritânico
adotou a moda. Tomas criou um modelo primário em 1895 e o trench coat
em 1914. Ambos foram vestidos pela primeira vez em guerras. Em 1901 foi
criado o logotipo equestre da marca, onde a palavra em latim Prorsum
(adiante, ou para frente) aparece pela primeira vez junto ao nome da
marca. O xadrez Burberry é marca registrada e foi criado por volta de
1920, fazendo as vezes de forro para os casacos modelo trench coat. A
empresa foi vendida nos anos 1950 e perdeu um pouco de sua identidade,
mas não foi esquecida, ainda aparecia nos guarda-roupas de homens e
mulheres de meia idade. Há cerca de 10 anos, decidiram revolucionar a
cara da Burberry para rejuvenescer a marca e torn
á-la
mais fashion. Kate Moss foi contratada para a campanha publicitária,
novas linhas foram criadas, como a Burberry London, que é o segmento
mais conhecido e rentável da Burberry até hoje, sob a direção de
Christopher Bailey, que trouxe sua experiência em marcas como Gucci e
Donna Karam para revitalizar a Burberry. Fotos: Divulgação e Rodrigo Braga (nécessaire)
STELLA MCCARTNEY
Fundadora: Stella McCartney Quando: 2001 Onde: Londres, Inglaterra Designer: Stella McCartney
História:
A filha do eterno beatle Paul McCartney não levou vida de celebridade
até lançar sua marca em 1995. Teve uma infância simples, estudou em
escolas públicas e começou sua carreira como estagiária de Christian
Lacroix, ainda na adolescência. O sobrenome famoso ajudou, e em seu
desfile na fo
rmatura
contou com a participação das amigas Kate Moss e Naomi Campbell na
passarela. Stella é vegetariana e sua mãe, Linda McCartney foi ativista a
favor dos direitos dos animais. Por este motivo, ela se recusa a
utilizar couros e peles em suas linhas de roupas e acessórios e acabou
se tornando pioneira em uso de materiais alternativos nas linhas
esportivas que criou para Adidas e Puma. Inclusive, Stella mantém uma
linha de produtos de beleza 100% orgânicos, feitos com processos que
agridem menos a natureza. Stella trabalhou para a Chlóe por algumas
temporadas. Em 2001, o grupo Gucci comprou sua marca e a manteve como
estilista, formando uma parceria que cresce a cada ano com roupas,
acessórios, artigos esportivos, perfumes, cosméticos e muito mais.
Fotos: Carlos Bessa e Darcio Tutak
Conteúdo :
http://gloss.abril.com.br/moda/conteudo/conheca-estilistas-mais-famosos-mundo-moda-407351.shtml?pagina=12
0 comentários:
Postar um comentário